Quais fitoterápicos podem ser utilizados na cicatrização de feridas
O uso de plantas medicinais pode ser entendido como uma prática que atravessa milênios, estando historicamente presente na sabedoria do senso comum, articulando cultura e saúde. No processo de cicatrização de feridas, sua utilização não se difere, elas são mencionadas desde a pré-história, quando eram utilizadas plantas e extratos vegetais, na forma de cataplasmas, com o intuito de estancar hemorragias e favorecer a cicatrização, sendo muitas dessas plantas ingeridas, para atuação em via sistêmica .A Aloe vera ou Aloe barbadensis, Óleo de Copaíba ( Copaifera langsdorffii), Papaína proveniente do mamão papaia ( Carica Papaya) e o barbatimão são algumas plantas de escolha para a cicatrização de feridas.

No Brasil, quais são as políticas públicas que amparam o uso de fitoterápicos?
Em 2006, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Ele norteia todas as ações para o uso seguro e racional dos fitoterápicos no País.

Posso usar o Pharmacure em qualquer tipo de ferida?
Sim, o Pharmacure o uso é não seletivo, sem especificidade das feridas. Por ser um produto totalmente natural com bases fitoterápicas ele é hipoalergênico, atóxico, não produz efeito nocivo quando interage com organismo vivo.

Quais compostos ativos tem no Pharmacure?
Ácido Hialurônico, Aloe Vera, Copaiba, melaleuca, alecrim, papaína, andiroba.

Pode ser usado em crianças?
Hipoalergênico, testado dermatologicamente, 0% de parabenos, corantes, possui óleos minerais para hidratar e proteger a pele delicada da criança, contra ressecamento por até24 horas.Excelente para DMI ( Dermatite por incontinência) de fraldas em crianças e adultos. Combinação de potentes ativos hidratantes com ação emoliente, umectante e oclusiva. Ajuda a pele a reduzir a perda de água e reter a hidratação natural. Textura média e de rápida absorção. Não contém: parabenos (conservantes); pigmentos; corantes.

6- Qual a função do Ácido Hialurônico contido no Pharmacure no tratamento de feridas?
O uso tópico Reestruturante Pharmacure à base de ácido hialurônico (AH) pode ser útil no processo de reparação cutânea e redução do tempo de cicatrização. Estudos revelam que o AH 0,2% acelera esse processo, é de fácil manuseio e pode ser aplicado tanto no leito da lesão
quanto na área adjacente ( Hidratante), o que contribui com a aderência ao tratamento, principalmente em idosos. Dentre os tipos de lesão principalmente estudados e com resultados bastante efetivos.

Posso misturar Pharmacure com óleo AGE (Ácidos Graxos Essenciais)?
O Pharmacure já contém AGE proveniente de três grandes óleos essenciais contidos na fórmula ( Copaíba, alecrim, Andiroba) .O óleo AGE para cicatrização de feridas é rico em ácidos graxos essenciais, contendo ainda triglicerídeos de cadeia média – TCM, vitaminas A e E e lecitina de soja que, em conjunto, agem na hidratação preventiva, além de possuírem propriedades emolientes que protegem a pele e auxiliam no processo de cicatrização de feridas.

Posso usar em feridas cavitárias?
Não a restrição para uso do Pharmacure em qualquer tipo de lesão. Em lesões cavitárias, preencherá espaço morto, auxilia o controle do exsudato, crescimento de tecido de revitalização.

Posso usar em queimaduras?
Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança ela corre sério risco. Queimaduras térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol; - Queimaduras químicas: são provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo através das roupas; - Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas.
Pharmacure é indicado como profilaxia e tratamento de infecções em queimaduras devido ação bactericida e compostos que aliviam a dor, inflamação, além da função emoliente e cicatrizante. Sua utilização não acarreta reações alérgicas, devido apresentar toxicidade seletiva aos microrganismos.

É indicado para Psoríase?
Pharmacure hidrata as regiões com lesões avermelhadas e descamativas da psoriase normalmente em placas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos, unhas, região genital ou por todo corpo. A extensão da psoríase varia de pequenas lesões localizadas até o comprometimento de toda a pele.

(31) 99577-7576